A Lei da Pureza do Evangelho

A Reinheitsgebot e a Reforma Protestante

Em 1516, o Duque Wilhelm IV. von Bayern passou por um bar e bebeu uma cerveja. Teve uma ressaca enorme durante a noite e convencido que a culpada era a cerveja daquela taberna — que na época podia ser produzida com ingredientes bem estranhos, como fuligem, cal e até fezes procurando novos sabores — decretou naquele mesmo dia, 23 de abril a lei da pureza da cerveja — das Reinheitsgebot.

É uma história legal pra contar no pub. A verdade foi uma forma de regulamentar os preços do trigo e do centeio, além da falta de trigo para o pão na Alemanha e também uma estratégia de unificar um povo através de um tipo genuíno de cerveja alemã. Essa lei instituía que a cerveja deveria ser produzida apenas com estes três ingredientes: água limpa, malte de cevada e lúpulo. A levedura que ainda não era conhecida na época, foi incluída mais tarde.

Um ano e meio depois, no dia 31 de outubro de 1517, no Allhallowtide, o monge agostiniano Martinho Lutero, fixou 95 teses na capela do castelo de Wittenberg buscando reformar a teologia medieval. Isso deu o estopim para um movimento chamado Reforma Protestante, que justamente como a Reinheitsgebot, buscou trazer de volta a pureza, mas agora do Evangelho, que com o tempo fora corrompido. Essa Reforma acabou se desdobrando em cinco lemas: • Somente a Graça: não exclui a necessidade das boas obras para o aperfeiçoamento da fé; • Somente a Fé: que não exclui os Sacramentos como meios de graça; • Somente Cristo: não exclui a intercessão da Igreja Triunfante e a mediação da Igreja Militante; • Glória Somente a Deus: não exclui a honra devida aos santos, mártires e doutores da Igreja; • Somente a Bíblia: não exclui a autoridade da Igreja e da Tradição.

Que nessa data possamos voltar aos ingredientes originais e puros do evangelho, do pensamento e da cosmovisão cristã, para servir melhor a cidade ao servir melhor o Senhor dela.

--

--

--

amigo do Amigo. Designer, mestrando, trainee de professor, apaixonado por história e aspirante a teólogo de fundo de quintal https://linktr.ee/idineicarvalho

Love podcasts or audiobooks? Learn on the go with our new app.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store
Idinei Carvalho Filho

Idinei Carvalho Filho

amigo do Amigo. Designer, mestrando, trainee de professor, apaixonado por história e aspirante a teólogo de fundo de quintal https://linktr.ee/idineicarvalho

More from Medium

Under the Radar: Oaks d’Italia

Prenatal Empowerment

Swastika — A Symbol that connects the whole of the world

Soft-Skills : Why are they so important?