A DOUTRINA E A CELEBRAÇÃO

“Todo louvor seja a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo… ele colocou sobre vocês o selo do Espírito Santo que havia prometido” (Ef 1:3a.13b)

Idinei Carvalho Filho
3 min readApr 11, 2023

A Doutrina da Trindade é uma das marcas mais distintivas da fé cristã, ela é a base da crença e prática cristãs. Nesse domingo (12) a igreja celebra (e se lembra) o Deus Trino. Claro, isso acontece em todos os cultos, pois eles são para o Pai, em nome do Filho, através do Espírito. Porém o Domingo da Trindade se concentra explicitamente no mistério, poder e beleza do Deus Trino.

Photo by Sharon Santema on Unsplash

O SENHOR “criou os céus e a terra” (Gn 1:1). Após a Queda Cósmica, o Filho de Deus foi entregue “conforme o plano determinado e a presciência de Deus” para ser crucificado e morto (At 2:23). O Pai tira Cristo do domínio da morte, o fazendo Vitorioso. Cristo sobe ao Seu Trono Eterno e envia “a promessa do Espírito Santo” (At 2:33), derramado sobre todos os batizados através da pregação do seu Evangelho.

Nosso culto não é apenas dirigido ao Deus trino, mas é habilitado pelo impulso do Espírito Santo e pela mediação de Jesus Cristo.

O Domingo da Trindade, tradicionalmente celebrado uma semana após o Pentecostes, marca o reconhecimento de que as três pessoas da Trindade existem juntas de eternidade a eternidade. “Enquanto outras liturgias especiais, como o Natal, a Sexta-feira Santa e o Pentecostes, estejam ligados a eventos específicos, esta celebração está ligada a uma doutrina, que é ela própria um resumo do ensinamento bíblico sobre o ser de Deus.”(The Worship Sourcebook, 2013)

“A vida cristã é vivida no contexto da relação trinitária.” (Liturgy Letter, 2017). Nossa identidade e missão cristãs são dadas a nós quando somos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28:19).

Nosso Deus Trino vive em uma eterna unidade na irmandade, conhecida na teologia como perichoresis (περιχώρησις) — uma Eterna Dança (termo utilizado pela 1ª vez pelo Pai da Igreja Gregório de Nazianzo) Nosso Deus vive em uma Eterna Harmonia Cósmica — que toca nossa realidade transbordando amor no nosso mundo.

Cristo comunica essa Eterna Unidade para nós quando ora ao Pai “Minha oração é que todos eles sejam um, como nós somos um, como tu estás em mim, Pai, e eu estou em ti. Que eles estejam em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.”(Jo 17:21), nos enviando para fazer “discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” (Mt 28.19–20). Por isso todos nós devemos viver em unidade, irmandade e comunidade. Refletindo no relacionamento entre nós, entre nós e a criação e entre nós e o Criador, o eterno relacionamento entre a Trindade.

“Nossos pecados e nossa impotência espiritual provêm do esquecimento de quem é Deus. Esquecemos que o nosso Pai celestial cuida de nós, de que o Filho nos redimiu na cruz e na Sua ressurreição e que o Espírito faz guerra contra a carne. O Domingo da Trindade nos chama a nos arrepender desse esquecimento.” (Lecionário, 2019).

ORAÇÃO: Todo-poderoso e eterno Deus, que deste-nos a graça de conhecer a glória da eterna Trindade pela confissão da verdadeira fé e de adorarmos a Unidade no poder da Majestade Divina, mantém-nos firmes nesta fé e defende-nos de todas as adversidades; pois tu, ó Pai, Filho e Espírito Santo, vives e reinas, um só Deus, agora e sempre. Amém.

--

--

Idinei Carvalho Filho

amigo do Amigo. Designer, mestrando, trainee de professor, apaixonado por história e aspirante a teólogo de fundo de quintal https://linktr.ee/idineicarvalho